Pular para o conteúdo

Conheça a Ficha Técnica para resturantes

9 de julho de 2019

Pode até parecer complicado a princípio, mas a ficha técnica para restaurantes nada mais é do que um registro que guarda todas as informações dos pratos servidos no estabelecimento.
Na ficha técnica são colocadas as informações mais relevantes de cada prato, principalmente as que se relacionam com os custos, como preço e quantidade dos insumos utilizados, incluindo o que foi perdido. Além do que será entregue no final, como o número de porções ou a quantidade de comida que serão servida.
Esse processo é muito importante para que você tenha ciência do custo do seu prato e com base nisso poder efetuar uma precificação precisa, claro que levando em conta outros fatores como margem de lucro, impostos, folha de pagamento e etc…
Vamos levar isso para a prática com um exemplo simples: imagine que você comprou o sal por um real o quilo e em uma receita você usou 20g de sal, isso significa que nesse prato você gastou vinte centavos de sal.
Achou fácil? Mas agora imagine ter que fazer isso com todos os outros materiais que compõem apenas um dos vários pratos que tem no seu cardápio. Ficou mais complexo, não é mesmo?
Por isso que a ficha técnica é uma ferramenta fundamental para que seja feita uma precificação precisa e que garanta o lucro do restaurante, além de garantir um controle de estoque efetivo. Além de que, ao padronizar as suas receitas dessa forma você reduz bastante o desperdício de alimentos durante o preparo dos pratos, potencializando ainda mais os ganhos.
Fonte: casamagalhaes.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *