Garrafaria Store e Lounge


Municípios portugueses criam rede nacional de rotas de vinhos

23 de Fevereiro de 2012

A Associação de Municípios Produtores de Vinho (AMPV) de Portugal decidiu criar o Clube Rotas de Vinho com o objetivo de desenvolver um turismo de vinho de qualidade.

O plano promoverá o produto turístico “Rotas do Vinho de Portugal”, que poderá unir as atuais 14 rotas do vinho – Alvarinho, Cister, do Porto, Trás-os-Montes, Verdes, Bairrada, Dão, Lisboa, Bucelas, Carcavelos e Colares, Tejo, Setúbal, Alentejo, Algarve e Açores –, embora neste momento só nove delas estejam operando em sua totalidade.

De acordo com o documento distribuído na reunião, que foi realizada em Portugal, o “clube” irá organizar toda a oferta existente de enoturismo nas suas várias vertentes (hotéis, restaurantes, vinícolas, agências de viagens, bares de vinho, entre outros) e “incentivar o trabalho em parceria entre o setor público e privado para garantir aos turistas um serviço de qualidade, para tornar as rotas mais competitivas e assim poderem alcançar uma maior quota de mercado”, explica o documento.

Dirigido tanto a consumidores ocasionais, interessados e profissionais, o plano da AMPV prevê que o processo de adesão das diferentes rotas regionais ao Clube Rotas de Vinho aconteça durante o segundo semestre de 2012.

Além do Clube Rota dos Vinhos, outra ação estratégica que saiu da reunião foi a criação de um modelo de certificação de cada uma das rotas, sendo proposta a adesão a um “manual de boas práticas”.


Garrafaria São Mateus:
Rua Padre Tiago, nº18, Bairro São Mateus
CEP: 36016-350
Telefone: (32) 3214-5049

Horário de funcionamento:
Segunda: 10h as 20h
Terça e Quarta: 10h as 21h
quinta, sexta: 10h as 22h
Sábado: 10h as 22h
Telefone: 3215 9236