Garrafaria Store e Lounge


A origem do Whisky

26 de janeiro de 2012

O whisky é uma bebida alcoólica destilada feita de grãos fermentados, sendo eles cevada, cevada maltada, centeio, trigo ou milho. A maioria das variedades é envelhecida em barris de madeira. O teor alcoólico varia de 38% a 54% a 20ºC de temperatura, segundo a legislação brasileira.
Existem muitas lendas e boatos sobre a sua origem. Vários países a reivindicam para si.


ÍNDIA
Os Indianos contam que já produziam o whisky há cerca de 800 anos a.C..


IRLANDA
Na Irlanda, conta-se que o padroeiro do país, ST. Patrick, nos anos 400, já fabricava uma bebida com os mesmos ingredientes do whisky, muito tempo antes dos registros oficiais escoceses.


ESCÓCIA
Na Escócia, a primeira referência escrita à aqua vitae (água da vida) - uiege beatha no gaélico escocês - ocorre em 1494 na qual, através de uma ordem do rei James IV, são enviados oito bolls de malte ao Frei John Cor da Abadia de Lindores, perto de Fife, para a fabricação do destilado. Essa quantidade seria suficiente para feitura de aproximadamente 1500 garrafas.


Embora a destilação fosse inicialmente praticada por monges e médicos, com o passar dos anos a destilação de grãos fermentados passa a ter importância na economia familiar das fazendas escocesas, passando seu uso de meramente medicinal para a vida social, e uma ótima forma de aproveitamento no excedente na produção de grãos.

 

Johnnie Walker não para de andar pelo mundo

Um dos whiskies mais conhecidos é o escocês Johnnie Walker, originalmente chamado Walker's Kilmarnock Whisky. A marca ficou famosa após a morte de seu criador, John Walker, em 1857.

Antes de 1860, a venda de whisky tipo blended era ilegal. Apenas em 1865 Alexander Walker, filho de John, produziu o primeiro blended. Alexander também foi quem introduziu as garrafas quadradas, em 1870, o que facilitava o armazenamento e diminuía o número de garrafas quebradas.

Veja abaixo a história deste grande empreendedor. Uma ótima lição de perseverança e empreendedorismo.

Fontes: Whisky.com, Glenfarclas e Blog Efacil.

 



Garrafaria São Mateus:
Rua Padre Tiago, nº18, Bairro São Mateus
CEP: 36016-350
Telefone: (32) 3214-5049

Horário de funcionamento:
Segunda: 10h as 20h
Terça e Quarta: 10h as 21h
quinta, sexta: 10h as 22h
Sábado: 10h as 22h
Telefone: 3215 9236