Garrafaria Store e Lounge


Dicas de vinhos para o verão

04 de janeiro de 2012

Contrariando o senso comum, o vinho é uma bebida para ser consumida o ano todo, inclusive no verão. É uma excelente bebida também para os dias quentes. Na escolha do estilo ideal para esta época do ano, alguns cuidados devem ser observados.

Os vinhos devem ser mais leves, com características mais femininas, com acidez elevada e o tanino deve ser baixo. A uva pinot noir é uma boa dica para quem quer apreciar vinhos com menos estrutura e mais frescor. É possível encontrar ótimos vinhos australianos e neozelandeses com estas características.

Nesta época, é preciso atenção redobrada aos cuidados de conservação, pois os vinhos devem ser consumidos a uma temperatura média de 6 a 10 graus, sendo resfriados ou gelados somente no momento do consumo.

Os espumantes e os frisantes têm lugar garantido na seleção de vinhos para o verão. Eles são diferenciados pelos tipos de uva utilizada e da concentração de gás carbônico natural. Espumantes e vinhos roses, no geral, são ótimos para dias quentes e os brancos, com acidez mais elevada, como os sauvignon Blanc, ou com um pouco mais de aroma, como as Torrontes, combinam muito com uma tarde na piscina.

Uma dica para o verão são os vinhos verdes, que possuem um elevado grau de acidez, o que dá uma maior sensação de frescor. Para acompanhar a bebida, os pratos indicados são os que levam frutos do mar. Podemos harmonizar estes pratos por similaridade, vinhos leves com pratos leves; ou então por antagonismo, vinhos de acidez elevada com pratos untuosos.

Seguindo essas dicas, bons vinhos acompanhados com bons pratos serão degustados mesmo que seja no verão. Veja os vinhos que você pode apreciar na Garrafaria!

 



Garrafaria São Mateus:
Rua Padre Tiago, nº18, Bairro São Mateus
CEP: 36016-350
Telefone: (32) 3214-5049

Horário de funcionamento:
Segunda: 10h as 20h
Terça e Quarta: 10h as 21h
quinta, sexta: 10h as 22h
Sábado: 10h as 22h
Telefone: 3215 9236