Garrafaria Store e Lounge


Saiba como harmonizar vinhos com as ceias de fim de ano

19 de dezembro de 2012

 

Nas ceias de Natal e do Réveillon o vinho torna-se elemento principal e indispensável para essas ocasiões. Mas, se não estiver em harmonia com o prato servido, pode deixar o encontro menos saboroso. Portanto, ao servir a bebida ou presentear o anfitrião é importante não errar.


"O vinho e a refeição devem se complementar. Por isso, é importante conhecer as características do vinho, como aroma e acidez, assim como conhecer o prato", explica a enófila Cátia Betta, da Wine Lovers. Ela observa que não é preciso ser um especialista para fazer a harmonização. "Comidas com muito sabor pedem vinhos mais encorpados como o Mandolin Syrah, Finca Altorfer Cabernet Sauvignon ou Miros de Ribera Crianza Tempranillo. Pratos mais delicados, vinhos mais leves", diz.


Cátia também sugere que, para a ceia de Natal e o Réveillon, se o prato for uma carne branca, frango, porco ou peru, o melhor é oferecer tintos leves, como Estrada Creek Zinfandel ou brancos encorpados Bogle Chardonnay. Se a opção for um peixe, os mais suaves Alba de Miros Verdejo caem melhor.


"Peixes de paladar mais forte, como salmão, combinam bem com vinhos brancos mais encorpados, e uma bacalhoada à portuguesa harmoniza perfeitamente com um Bogle Chardonnay", ressalta Cátia. Porém, se o prato principal consistir em carne vermelha, as melhores opções são os taninos fortes Bogle Petite Sirah Reserva. "As comidas ricas em proteína suavizam o tanino do vinho tinto de forma que os sabores de fruta conseguem se apresentar mais facilmente", explica a enófila.


Segundo Cátia, os alimentos com temperos muito acentuados, como curry, shoyu ou vinagre, não combinam com vinho. "Já a comida japonesa vai muito bem com um branco cítrico, como o Bogle Viognier e chocolates combinam com vinhos do Porto e licor de Tannat".

 

Cátia ressalta que não há normas absolutas na harmonização de vinhos. "O paladar, a experiência pessoal e o prazer não podem ser deixados de lado na hora de combinar o vinho com o prato", finaliza.



Garrafaria São Mateus:
Rua Padre Tiago, nº18, Bairro São Mateus
CEP: 36016-350
Telefone: (32) 3214-5049

Horário de funcionamento:
Segunda: 10h as 20h
Terça e Quarta: 10h as 21h
quinta, sexta: 10h as 22h
Sábado: 10h as 22h
Telefone: 3215 9236